MALCOLM

FABIO MASSARI E LUCIANO THOMÉ
(EDIÇÕES IDEAL, 2014)
Numa tarde qualquer de 1995, um furacão chamado Malcolm McLaren fez uma visita aos estúdios da antiga MTV Brasil, no bairro do Sumaré, na capital paulista. O que era para ser um expediente de trabalho normal transformou-se num evento histórico: o inventor da moda punk e criador dos Sex Pistols “falou pelos cotovelos”, como recorda Fabio Massari, o entrevistador escalado para a missão de trocar essa ideia com Malcolm.
Trechos da entrevista foram exibidos na época, mas o material bruto (e rico) ficou guardado nos arquivos e nos planos de Massari, que “sempre soube que tinha que fazer algo com esse McLaren”.
E fez. Dezenove anos depois – e quatro após a morte de Malcolm – a entrevista finalmente vem a público na íntegra. Mas, para honrar o espírito criativo de Malcolm, o caminho escolhido não foi uma simples edição do tipo pergunta e resposta. O desafio foi transformar os 50 minutos de conversa numa HQ! Sim, jornalismo musical em quadrinhos!
Desafio proposto e prontamente aceito pelo ilustrador Luciano Thomé, responsável por essa adaptação para os quadrinhos. Muita pesquisa, muitas referências e muitas conversas entre a dupla Massari-Thomé renderam uma obra incrível, cheia de detalhes, sutilezas e homenagens. Para completar o pacote, o posfácio leva a assinatura do jornalista e blogueiro do R7 André Barcinski.
Malcolm chega às livrarias de todo o país em Maio. É o título inaugural da Coleção Mondo Massari, etiqueta autoral dentro da Edições Ideal, que abrigará livros do próprio Massari e também obras de outros autores. “Imagino que esteja acontecendo na hora certa”, revela Massari, “principalmente por conta da sintonia estabelecida com a Ideal – casa que trabalha séria e devotamente à causa editorial e que forja caminho ímpar no setor estabelecendo rico catálogo de corte sônico-existencial… achei que tinha a cara do Mondo; ou que eu queria mais do meu Mondo por ali!”
………………….
Sobre o autor: O radialista Fabio Massari nasceu em São Paulo, no tumultuado ano de 1964. Começou suas atividades profissionais na 89 FM, na década de 1980. De lá foi para a TV, mais especificamente para a então nascente MTV Brasil. Também atuou na mídia impressa e na Internet. Além do Malcolm, ele também é autor dos livros Rumo à Estação Islândia (2001), Emissões Noturnas: Cadernos Radiofônicos de FM (2003), Zappa: Detritos Cósmicos (2007) e Mondo Massari: Entrevistas, Resenhas, Divagações & ETC (2013).
Sobre o ilustrador: Luciano Thomé nasceu em Porto Alegre. É quadrinista, historiador e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde pesquisou formas de elaboração do conhecimento histórico nos quadrinhos. Em Malcolm dá continuidade prática a essa pesquisa, valendo-se da experiência dos mestres que estudou e de experimentações que o próprio quadrinho exigiu.